Resumo:
A educação no Brasil ainda está longe de ser referencial, seja pelas más condições
estruturais de muitas escolas, seja pela desmotivação dos professores o que os leva a
manter determinadas posturas as quais nem sempre oportunizam a formação de cidadãos
reflexivos. Por sua vez, os estudantes estão acostumados a apenas receber/acumular
informações, sem desenvolver o senso crítico, e tentam se adequar a esse modelo de
ensino-aprendizagem por repetição. Essa questão vem sendo alvo de discussões ao
longo de décadas. Nesta perspectiva, o presente trabalho trata de uma descrição de
experiência vivenciada na disciplina de Prática Pedagógica em Ciências Biológicas VII,
do curso de licenciatura em biologia em 2012. As práticas foram embasadas nas
orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Fundamentação Teórica
e Metodológica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enfatizando o
desenvolvimento de competências e habilidades. Ao longo do semestre exercitamos o
desenvolvimento do uso do “script” com problematizações e contextualização.
Descrição:
PEREZ, D. da S. Estágio Supervisionado: reflexões sobre a prática desenvolvida em turmas de Ensino Médio. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.