Resumo:
Esta pesquisa foi resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, em especial no estágio supervisionado realizado na E.E.E.F.M. Prof. Raul Córdula em Campina Grande, Paraíba no turno diurno, com a turma do 2º ano do Ensino Médio. Esta demonstrou as relações de formação construídas entre a licenciatura e a escola quanto ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia, tendo o objetivo de relacionar o Estágio Supervisionado com a regência no ensino médio na E.E.E.F.E.M. Prof. Raul Córdula. A fundamentação teórica se baseou na discussão sobre estes temas e considerando a conceitualização geográfica sobre o espaço, bem como, as prováveis relações interdisciplinares que se podem construir. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em refletir sobre o Estágio Supervisionado efetivado e, perspectivas contributivas para a formação do docente em Geografia. Deste modo, teve como resultado a experiência vivenciada na realidade escolar em conjunto com a universidade. A experiência revelou que alguns obstáculos existem para serem enfrentados por todos os sujeitos educativos, da universidade à escola, e da escola à comunidade. A prática coletiva desperta a motivação nos alunos, consequentemente contribuindo para aprendizagem do espaço.
Descrição:
Lima, J. B. de. Ensino Médio de Geografia: reflexões sobre a experiência de estágio supervisionado na E.E.E.F.M. Prof. Raul Córdula. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.