Resumo:
O presente trabalho aponta para o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva sociolinguística. Para tanto, foram consultados os PCN’s de Língua Portuguesa (1998), bem como os escritos de autores como Antunes (2007), Bagno (2002, 2007, 2009 e 2013), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Gnerre (2003), Marcuschi (2008), Possenti (1996), Martins (2013) e Scherre (2005), os quais discorrem acerca do ensino de Língua Portuguesa em compasso com a real utilização que o educando faz da língua em contextos sociais diversos. O foco deste trabalho consiste em compreender a dinâmica do ensino de Língua Portuguesa, seus objetivos e dificuldades, o que impulsiona uma reflexão acerca de práticas pedagógicas e sociais que não contribuem para desenvolver no educando uma competência linguística livre de preconceitos, o que se pôde constatar na análise de respostas a questões sobre “Variação Linguística” da Anresc/Prova Brasil de Língua Portuguesa aplicada em 2011. Busca-se aqui evidenciar a importância de novas práticas de ensino que permitam ao educando enxergar a Língua para além da gramática normativa.
Descrição:
COPPI, D. dos. S. M. O ensino de língua portuguesa e a questão do preconceito dialetal sob a ótica da sociolinguística. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.