Resumo:
Nosso trabalho partiu da necessidade de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem partindo da Escola Ativa que nos diz respeito a nossa prática pedagógica no desenvolvimento da produção dos alunos, para definirmos a escolha do tema, enfatizamos como problemática, a deficiência do ensino-aprendizagem nas escolas rurais nas séries multisseriadas. Ao desenvolvermos este estudo, delineamos os seguintes objetivos: Investigar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem na escola rural, como ponto referencial a perspectiva de novos métodos de ensino e estratégias no processo de desempenho do aluno e do professor. Identificar as principais causas das dificuldades de produção dos educandos. Escolhemos como local de coleta de dados em uma sala de aula multisseriada do Pré-Escolar a 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gilberto Pessoa, localizada no Sítio Mundo Novo no Município de Umbuzeiro – PB. Para a realização dessa coleta de dados, usamos a pesquisa quantitativa de levantamento através de análise e observações participativas relacionadas a nossa prática pedagógica e ao desenvolvimento das crianças nas atividades propostas para concretização do nosso estudo. Foi necessário realizarmos um estudo teórico, buscando subsídios para dar sustentação a nossa pesquisa. Na primeira etapa deste trabalho, encontra-se o estudo teórico que realizamos, na segunda enfatizamos a característica do campo de pesquisa onde buscamos a coleta de dados e na 3ª e última etapa, procuramos fazer a descrição e análise das observações realizadas no desenvolvimento das produções dos alunos. Para finalizarmos, apresentamos as nossas Considerações Finais.
Palavras-
Descrição:
GOMES, Maria Izabel. Mundo novo limites e perspectivas da escola rural Gilberto Pessoa-Umbuzeiro-PB. 2009. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2009.