UEPB - Repositório Digital

Mundo novo limites e perspectivas da escola rural Gilberto Pessoa-Umbuzeiro-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Maria Izabel
dc.date.accessioned 2014-07-18T13:25:54Z
dc.date.available 2014-07-18T13:25:54Z
dc.date.issued 2014-07-18
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4399
dc.description GOMES, Maria Izabel. Mundo novo limites e perspectivas da escola rural Gilberto Pessoa-Umbuzeiro-PB. 2009. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Nosso trabalho partiu da necessidade de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem partindo da Escola Ativa que nos diz respeito a nossa prática pedagógica no desenvolvimento da produção dos alunos, para definirmos a escolha do tema, enfatizamos como problemática, a deficiência do ensino-aprendizagem nas escolas rurais nas séries multisseriadas. Ao desenvolvermos este estudo, delineamos os seguintes objetivos: Investigar as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem na escola rural, como ponto referencial a perspectiva de novos métodos de ensino e estratégias no processo de desempenho do aluno e do professor. Identificar as principais causas das dificuldades de produção dos educandos. Escolhemos como local de coleta de dados em uma sala de aula multisseriada do Pré-Escolar a 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gilberto Pessoa, localizada no Sítio Mundo Novo no Município de Umbuzeiro – PB. Para a realização dessa coleta de dados, usamos a pesquisa quantitativa de levantamento através de análise e observações participativas relacionadas a nossa prática pedagógica e ao desenvolvimento das crianças nas atividades propostas para concretização do nosso estudo. Foi necessário realizarmos um estudo teórico, buscando subsídios para dar sustentação a nossa pesquisa. Na primeira etapa deste trabalho, encontra-se o estudo teórico que realizamos, na segunda enfatizamos a característica do campo de pesquisa onde buscamos a coleta de dados e na 3ª e última etapa, procuramos fazer a descrição e análise das observações realizadas no desenvolvimento das produções dos alunos. Para finalizarmos, apresentamos as nossas Considerações Finais. Palavras- pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:Jussara Natália Moreira Beléns pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação em Meio Rural pt_BR
dc.subject Escolas Rurais pt_BR
dc.subject Classes Multisseriadas pt_BR
dc.title Mundo novo limites e perspectivas da escola rural Gilberto Pessoa-Umbuzeiro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta