Resumo:
Sabemos que atualmente a educação passa por grandes transformações e que inúmeras são as exigências relacionadas ao perfil de um bom professor. O desprestígio desse profissional e a falta de reconhecimento social têm sido fonte de desânimo e desestímulo para este profissional. O professor, realmente, vive e trabalha em condições adversas: jornada sobrecarregada, grande número de alunos por sala de aula, perda de autonomia, baixos salários etc. O objetivo desta monografia é discutir os desafios enfrentados pelo professor de educação básica, bem como aprofundar algumas questões que vem levando esse profissional a situações de estresse emocional e, consequentemente, a apresentar a síndrome de Burnout. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute a identidade do professor do ensino básico e os desafios que ele enfrenta na sua profissão. A necessidade de se estudar a temática surge das experiências da própria autora na educação básica e da constatação de que muitos professores apresentam problemas de saúde física e mental no exercício de sua profissão. Baseado nas pesquisas desenvolvidas por Monlevade (2008), Gonçalves (2003), Arroyo (2000), Carvalho (2003), dentre outros pesquisadores, o estudo conclui que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor é o primeiro passo a ser dado, para que haja valorização profissional e a identidade do professor. Tal reconhecimento deve garantir mudanças com a implantação de políticas públicas inovadoras de investimento na área de educação, com melhores salários, melhores condições de trabalho para levantar a autoestima do professor e oferecer uma educação de qualidade para todos.
Descrição:
França, J. P. de. O desafio de ser professor na educação básica: sobre identidades e ideologias. 2012. 34f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.