Resumo:
O processo de aquisição da leitura é contínuo e requer estímulo e motivação, a partir do oferecimento de um ambiente favorável para o desenvolvimento da leitura de forma prazerosa. Para que a criança se torne uma boa leitora precisa do exemplo e da convivência com a diversidade textual, o que, nem sempre, faz parte do seu cotidiano. Em nossa prática pedagógica encontramos na escola muitas crianças que decodificam o que está escrito, mas não demonstram compreensão textual ao final da leitura. Consideramos ser grande a responsabilidade da escola como responsável pela aquisição da leitura como instrumento de acesso ao conhecimento, o que exige do/a professor/a criatividade e competência para que possa atender às dificuldades de leitura existentes na sala de aula. Atualmente, novas habilidades são exigidas dos/as alunos/as que, desde cedo, se deparam com a PROVA BRASIL, levando o/a professor/a a refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de enriquecer as práticas de leitura, aproximando-as da vida cotidiana dos/as alunos/as. O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância da mediação do/a professor/a no processo de construção da leitura e sua contribuição para superação das dificuldades de compreensão textual no 5º ano do Ensino Fundamental. Corresponde a uma pesquisa bibliográfica focada no ensino da leitura e no processo de compreensão textual, enfatizando as estratégias de leitura como procedimentos ou ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente e procura, de forma mais específica, apresentar as habilidades de leitura exigidas atualmente pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, através da PROVA BRASIL, bem como possíveis estratégias de ensino para alcançá-las; o que realça a importância do tema na atualidade e subsidia os/as professores/as para uma prática pedagógica mais eficiente e eficaz.
Descrição:
Silva, E. B. de L. As habilidades de leitura e as exigências da Prova Brasil: um olhar reflexivo sobre as dificuldades de compreensão textual no 5º ano do Ensino Fundamental. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.