dc.description.abstract |
Os mapas mentais são um instrumento de auxílio para representação e compreensão do lugar, que auxilia no entendimento da localização geográfica, sendo um recurso que propicia o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo central analisar a experiência desenvolvida utilizando os mapas mentais para o estudo do lugar, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB. Este foi realizado, no 2º semestre de 2013, na turma do 1° E do Curso de Magistério da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. O método utilizado foi o fenomenológico, este analisa a relação espacial e social, que os seres humanos têm com espaço vivenciado. Destarte, a pesquisa foi numa perspectiva qualitativa. Os resultados alcançados foram satisfatórios, mostrando que este recurso foi eficaz para o estudo do lugar enquanto categoria de análise geográfica. Através deles, os alunos demonstraram os conhecimentos sobre o espaço vivido, mediante a organização de pensamentos e apreensão dos elementos da paisagem e, consequentemente, a percepção e interpretação do espaço como algo dinâmico. De modo que, no uso deste recurso, fora possível utilizar-se do senso comum dos alunos para construção dos conhecimentos científicos. Percebendo que o mapa mental é um instrumento de grande valia não só para conhecimento do lugar como também para alfabetização cartográfica, esta que se constitui um entrave para o desenvolvimento do raciocínio espacial. Desta forma, foi de grande significância também para os bolsistas do PIBID, visto que, fora uma experiência enriquecedora, pois contribuiu para a formação docente, desafiando construir uma carreira docente que ressalte a relevância de uma postura e prática pedagógica consolidando a Geografia escolar. |
pt_BR |