dc.description.abstract |
A prática da leitura se faz presente em nossa vida desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a qual vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo embora, muitas vezes, não nos damos conta. O desenvolvimento da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. A leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. A presente pesquisa bibliográfica objetiva discutir a importância da prática de leitura para a formação de leitores nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesta discussão, enfocamos a importância do ato de ler, as estratégias de leitura e o papel da escola na formação de leitores. Esperamos, ainda, com esta discussão teórica, contribuir para ampliar a reflexão sobre a relevância das práticas pedagógicas que visam a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem da leitura na escola. |
pt_BR |