Resumo:
O nosso trabalho tem como eixo central o conhecimento do processo de aprendizagem da leitura e escrita em crianças que se encontram em fase de alfabetização. Reconhecer como acontece esse desenvolvimento é de grande relevância aos educadores e a todos aqueles que se interessam por essa área do conhecimento, pois sabe-se que para o exercício pleno em práticas de leitura e escrita na sociedade contemporânea é necessário mais do que a capacidade de decodificar os signos linguísticos. A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer como acontece o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética e identificar como este processo pode ser efetuado de maneira que a criança torne-se leitora e escritora autonôma na sociedade atual. Para tanto, buscamos investigar na prática pedagógica de algumas professoras como elas concebem esse aprendizado e como o viabilizam na prática a fim de ensinarem seus alunos a lerem o texto e o contexto. Desse modo, percebemos que só um ensino de qualidade voltado para o exercício da língua em práticas de leitura e escrita e comprometido com a realidade social poderá oferecer aos aprendizes da língua o pleno exercício de sua cidadania.
Descrição:
Barreto, J. de S. A Aprendizagem da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. 49f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.