Resumo:
Nosso trabalho com as mídias impressas e tecnológicas iniciou-se a partir de uma pesquisa qualitativa numa escola pública na cidade de Campina Grande – PB. Nesta perspectiva, o estudo com as mídias deu-se pelo fato de as mesmas dividirem com a escola o papel de informar e formar cidadãos, assim como ferramentas no processo de ensino aprendizagem. Com a implantação do PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador), em 2009 o programa possibilitou nos estabelecimentos de ensino o trabalho com algumas disciplinas com a denominação de macrocampos (conjunto de atividades didáticas pedagógicas). Neste sentido, nossas atividades foram realizadas com turmas da primeira série do Ensino Médio Inovador, na disciplina de macrocampo (comunicação, cultura digital e uso de mídias). Inicialmente trabalhamos a pesquisa em dois momentos: bibliográfico e de campo no sentido de verificarmos nossas hipóteses. Ao final do estudo, discutimos a importância das mídias no ambiente escolar e propomos situações de aprendizagem com as mídias impressas e tecnológicas. Os resultados encontrados indicam a importância do contato diário com as mídias impressas como livros, revistas em quadrinhos, cordel, jornal e as mídias tecnológicas, blog, sites, vídeos e fotografia. Por fim, percebemos experiências positivas no espaço escolar tendo em vista uma grande contribuição no tocante à função social dos seus educandos.
Descrição:
CORDEIRO, Maria do Socorro. A mídia na escola: um estudo sobre as mídias impressas e tecnológicas em uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação:Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.