UEPB - Repositório Digital

O software winplot e a prática pedagógica do professor de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Valentim, Erivan Sousa
dc.date.accessioned 2014-07-24T14:30:12Z
dc.date.available 2014-07-24T14:30:12Z
dc.date.issued 2014-07-24
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4460
dc.description VALETIM, Erivan Sousa. O software winplot e a prática pedagógica do professor de matemática. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de tecnologias no ambiente escolar vem se tornando cada vez mais frequente, pois hoje em dia o uso de tecnologias é indispensável em nossa sociedade. No ambiente escolar temos a utilização de softwares, em especial softwares matemáticos para o ensino de matemática, pois é um componente curricular difícil para muitos. Estes softwares matemáticos proporcionam um novo olhar no que diz respeito ao ensino do conteúdo em sala de aula, podendo quando bem utilizados na prática docente serem aliados de novos e melhores resultados tanto para os alunos como para os professores. Na área da matemática tem-se o winplot, um software matemático cujo principal objetivo é o de visualizar gráficos das mais variadas funções, sejam elas funções afim, lineares, polinomiais, trigonométricas e etc. Sendo este, o objeto de estudo nesse trabalho. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual José Miguel Leão, em Campina Grande, Paraíba, no mês de abril de 2014, onde fez-se uma oficina envolvendo atividades, com o objetivo de verificar a potencialidade do software matemático, bem como o conhecimento dos professores em relação à utilização de softwares em sala de aula. A oficina foi dividida em três momentos, quando se discutiu questões voltadas para o ensino de matemática, com análise de gráficos e sobre seus deslocamentos e posições, e também foram aplicados dois questionários: o primeiro, versou sobre o perfil do professor que participou da oficina e seus conhecimentos prévios a respeito de softwares e informática e, o segundo, abordou questões sobre a análise do software matemático winplot e a validade do seu uso. Desta forma, foi possível verificar se os professores que participaram da oficina consideraram positivo o conhecimento desenvolvido e o software matemático e como possibilidade de adoção em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Software Winplot pt_BR
dc.title O software winplot e a prática pedagógica do professor de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta