dc.contributor.author |
Souto, Thiago Vinicius Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-24T14:31:56Z |
|
dc.date.available |
2014-07-24T14:31:56Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 333.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4461 |
|
dc.description |
SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. Discutindo física a partir de temática ambiental: um estudo de caso. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As questões ambientais se colocam como algumas das demandas mais importantes no século XXI. As evidentes mudanças climáticas são objeto de grande discussão na comunidade científica e na mídia de forma geral. O objetivo desse trabalho é analisar como estudantes DO Ensino Médio de uma Escola Pública da Paraíba compreendem, discutem e posicionam-se ante questões relativas ao Aquecimento Global (AG). Tendo como suporte para tais discussões os conhecimentos científicos que contribuem para a compreensão do AG, suas controvérsias e incompletudes que dão uma visão mais clara da ciência como construção humana histórica e socialmente construída que interage com a tecnologia e o ambiente. A metodologia utilizada para verificar os conhecimentos dos estudantes sobre o tema proposto foi a utilização de situação-problema, discussão a partir de analogias com experimentos interativos com material de baixo custo e debates em sala de aula sobre questões referentes ao Aquecimento Global. Para analisar as produções dos estudantes utilizamos elementos da análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias a priori que analisaram i) os conceitos científicos utilizados nas produções sobre (AG), ii) quais e como os operadores da complexidade foram utilizados nas produções dos estudantes e iii) como as discussões utilizaram temas relacionados a CTS.Os resultados aponta que os estudantes tinham uma compreensão superficial e fragmentada do AG, visão esta que não dava margem para a correlação entre as variáveis socioambientais importantes para compreensão do fenômeno. Concluímos que a abordagem a partir de situação-problema sobre uma temática de relevância clara para o bem estar do estudante contribuiu para a evocação de conteúdos de ciências da natureza, aprimoramento de habilidades procedimentais e construção de uma atitude cidadã comprometida com a construção de soluções. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Paula Castro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
teoria da complexidade |
pt_BR |
dc.subject |
CTS |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Aquecimento Global. |
pt_BR |
dc.title |
Discutindo física a partir de temática ambiental: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |