Resumo:
O alto índice de reprovação em Matemática, principalmente nas escolas públicas, obriga-nos a
refletir e buscar formas alternativas de maximizar o sucesso. Se não houver aprendizagem
autêntica, o educador tem de mudar de estratégia. Sua responsabilidade principal consiste em
ajudar o aluno a descobrir e aprender. Se o aluno não está aprendendo, o educador precisa
mudar o que estava fazendo, ou como estava fazendo. Pesquisas dão conta de que a causa
maior da aversão da matemática passa, em parte, pela forma dogmática e desinteressante com
que é apresentada nas salas de aula. Mesmo já bastante criticada, a escola ainda continua
ensinando Matemática de uma forma abstrata, longe do cotidiano do aluno. Boa parte dos
professores desenvolve uma prática que privilegia a cópia dos números, as “contas”, ficando
totalmente preso e limitado ao livro didático adotado. Diante disso, entendemos que uma das
alternativas para que a escola se torne ao mesmo tempo construtiva, instrutiva e prazerosa é a
utilização do lúdico no ensino de várias disciplinas e conteúdos, que pode vir a ser um bom
estímulo no ato de aprender, envolvendo ação, prática e teoria. Partindo desse pressuposto,
desenvolvemos a presente pesquisa, tendo como objetivo central refletir sobre o ensino da
Matemática nos dias atuais, bem como analisar a aplicabilidade do uso de materiais concretos
como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos. O
estudo molda-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, realizado com
professores de matemática de escolas jurisdicionadas a 7ª Gerencia de Ensino do Estado da
Paraíba. Os dados foram coletados através de questionários. Como suporte teórico tivemos
estudos realizados Pires (2005), Gil (2002), Maciel (2002), Ifranh (2001), Miorin (2001),
Dienes (2000), Goldemberg (2000), Azevedo (1993), Machado (1991), Thiollent (1995) e
Rosamilha (1979).
Descrição:
MANGUEIRA, Marcos Fabiano Oliveira.
Do fazer concreto ao pensamento abstrato: a influência do
material didático manipulável na construção do conhecimento
matemático
. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.