dc.contributor.author |
Dutra, Débora Thomaz Cavalcante |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-29T13:40:15Z |
|
dc.date.available |
2014-07-29T13:40:15Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.623 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4478 |
|
dc.description |
DUTRA, D. T. C. Produção e ensino de gêneros textuais através de processos de retextualização e práticas de leitura. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dividido em três capítulos: I. Oralidade e Escrita: formulação e organização; II. Processos de Reescrita; III. Práticas de produção com a retextualização de gêneros escritos. Embasa-dos em teorias propostas por Marcuschi (2008, 2010), Aldrigue (2000) Geraldi, (2004, 2006) e Motta-Roth (2008), este trabalho aborda questões relativas à produção e ao ensino de gêneros textuais. No objetivo de se utilizar os gêneros como ferramenta social discursi-va para práticas de leitura e produção textual através de atividades de retextualização, de-senvolvemos uma pesquisa por meio de aplicação de produções textuais com aproximada-mente 25 alunos do 3ºano do Ensino Médio, da Esc. Est. de Ens. Fund. e Méd. Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, em Belém-PB. Para tanto, foram solicitadas produções com a retextualização de gêneros embasados no ensino de produção textual por meio de atividades sociais. Precedida de atividades de planejamento, (re)leitura, (re)escritas, já que a produção textual não é mecanicista, oferecemos aos alunos um contexto que lhes propici-asse a oportunidade de trazer ao texto sua leitura /visão de mundo e que lhes desse possibi-lidades de ampliá-la, pois não podemos avaliar um texto como se estivesse pronto e acaba-do, se faz necessário considerá-lo como um processo de permanente elaboração. O papel da instituição escolar é o de formar discentes proficientes quanto à leitura e produção tex-tual, a qual o professor encara como desafio a investigação para a efetividade no âmbito social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.title |
Produção e ensino de gêneros textuais através de processos de retextualização e práticas de leitura |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |