UEPB - Repositório Digital

Gêneros textuais como recurso didático para o ensino de leitura em língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Wellingon Tiago da
dc.date.accessioned 2014-07-29T13:40:33Z
dc.date.available 2014-07-29T13:40:33Z
dc.date.issued 2014-07-29
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4480
dc.description SILVA, W. T. da. Gêneros textuais como recurso didático para o ensino de leitura em língua inglesa. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A habilidade de leitura torna-se uma ferramenta cada vez mais necessária para o ensino de língua estrangeira (inglesa) na educação básica. Sabe-se que é através desta prática que ocorre o desenvolvimento e aquisição de novos conhecimentos. Assim, buscamos conciliar essa prática à exploração de gêneros de textos através dos quais o aluno tem a chance de interagir com a língua em seu uso real. Esse trabalho objetiva investigar o impacto da inserção dos gêneros textuais nas aulas de língua inglesa. Para tal investigação propomos: acessar alguns gêneros textuais, estudar esses gêneros e ao mesmo tempo observar como os alunos reagem durante as aulas baseadas nesses gêneros. Para isso, propomos uma pesquisa do tipo pesquisa-ação em nossa própria sala de aula, uma turma de 3° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro – PB. O grupo envolvido em nossa pesquisa, ao se deparar com aulas baseadas em um material autêntico visando explorar, sobretudo a habilidade da leitura, sentiu-se mais motivado a participar das discussões o que é claro em um processo contínuo eleva a compreensão textual desses alunos. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nas teorias de Bezerra (2002), Coracini (2005), Marcuschi (2002, 2006, 2008), Mascia (2005), Pinto (2002), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marta Furtado da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.title Gêneros textuais como recurso didático para o ensino de leitura em língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta