Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de indicar como estratégias de reescrita podem contribuir
para o aprendizado efetivo da escrita. Para isto, partimos do pressuposto de que é importante
que o professor compreenda que a escrita faz parte de um processo e que as atividades de
correção e avaliação devem, prioritariamente, direcionar o aluno a reescrever seu texto para
que fique adequado ao gênero e, consequentemente, à situação comunicativa proposta. Por
isso, apresentamos conceitos relacionados à avaliação, reescrita, gêneros e sequência didática,
por entendermos que se faz necessário compreender os múltiplos aspectos que envolvem o
aprendizado da escrita. Tendo como fundamentação teórica Marcuschi (2012), Schneuwly,
Noverraz e Dolz (2004), Menegassi (2013), Serafini (1998), Bazerman (2005,2007) entre
outros, explicitamos como acontecem as avaliações dos textos pelo professor e quais as
possibilidades de aplicar estratégias de reescrita para a atividade de escrever seja bem
sucedida. Para tanto, apresentamos o desenvolvimento do projeto de leitura e produção do
gênero Memórias Literárias Lembro como se fosse hoje, que aconteceu na EEEFM Ivan
Bichara Sobreira, no município de Lagoa de Dentro – PB, analisamos as alterações entre a
versão inicial e final do texto elaborado por uma das alunas participantes do projeto e
interpretamos as respostas de três alunas sobre o aprendizado adquirido no decorrer do
projeto. Ao fim da pesquisa, constatamos que ao serem incentivadas a revisar seus textos, as
alunas demonstram compreender a importância da reescrita no processo de escrita de seus
textos.
Descrição:
OLIVEIRA, R. L. A. de. Atividades de reescrita: práticas e possibilidades. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.