Resumo:
O presente trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre questões relacionadas às
variações linguísticas, sua relação com a sociedade e a inserção de uma abordagem
adequada da variação linguística no âmbito do ensino da língua portuguesa. A partir da
análise de dados coletados em gêneros textuais escritos e orais, buscamos compreender
as evoluções que ocorrem na língua a partir de uma perspectiva diacrônica e
Sociolinguística. Tomamos como referencial teórico Coutinho ([1976] 2014), no tocante
aos estudo da evolução da língua na passagem do latim vulgar para o português. Nos
apoiamos nos estudos de Bagno (1999, 2002, 2007) para compreender a questão das
variações linguísticas no que diz respeito ao preconceito que as variações não-padrão
sofrem. Com as contribuições de Bortoni-Ricardo (2004) refletimos sobre o trabalho
com a língua materna em sala de aula e em Marcuschi (2008) encontramos
contribuições para fazer uma análise sociointerativa dos gêneros no contínuo falaescrita.
Descrição:
SALES, A. R. de. Variação linguística e ensino: aspectos históricos e sociais. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.