dc.description.abstract |
No presente trabalho, de caráter analítico interpretativista, analisaremos os discursos do sujeito-professor e do sujeito-aluno que se estabelecem no espaço da sala de aula. No momento em que um falante enuncia algo, ele o enuncia a partir do lugar social que ocupa. O enunciado está repleto de inúmeras outras vozes de outrem que perpassam a sua fala, essas vozes “representam” os discursos que se materializam no momento da enunciação, esses discursos são pré-existentes e se cruzam com inúmeros outros, construindo as formações discursivas. Portanto, é por meio do discurso que podem ser estabelecidas inúmeras relações, sendo o foco do nosso trabalho as relações de poder, que Foucault entende como “uma ação sobre ações”. O estudioso afirma que na nossa sociedade o poder está relacionado diretamente ao saber, pois, muitas vezes quem detém o saber detém o poder. Desse modo, o objetivo do nosso trabalho é refletir sobre as relações de poder que acontecem no momento aula na instituição de ensino, onde foram coletados os dados para a nossa pesquisa. Nosso estudo fundamenta-se teoricamente na Análise do Discurso de Linha Francesa, mais especificamente nas teorizações foucaultianas que envolvem temas como discurso, linguagem, sujeito-discursivo, poder e resistência. Para ilustrar nosso trabalho, utilizamos análise do nosso corpus de pesquisa - que consiste em aulas coletadas em uma escola municipal da cidade de São Bento e transcritas pelo sujeito-pesquisador. |
pt_BR |