UEPB - Repositório Digital

As relações de poder em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Aline Dantas do
dc.date.accessioned 2014-07-31T17:02:39Z
dc.date.available 2014-07-31T17:02:39Z
dc.date.issued 2014-07-31
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4498
dc.description NASCIMENTO, A. D. do. As relações de poder em sala de aula. 2012. 46f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho, de caráter analítico interpretativista, analisaremos os discursos do sujeito-professor e do sujeito-aluno que se estabelecem no espaço da sala de aula. No momento em que um falante enuncia algo, ele o enuncia a partir do lugar social que ocupa. O enunciado está repleto de inúmeras outras vozes de outrem que perpassam a sua fala, essas vozes “representam” os discursos que se materializam no momento da enunciação, esses discursos são pré-existentes e se cruzam com inúmeros outros, construindo as formações discursivas. Portanto, é por meio do discurso que podem ser estabelecidas inúmeras relações, sendo o foco do nosso trabalho as relações de poder, que Foucault entende como “uma ação sobre ações”. O estudioso afirma que na nossa sociedade o poder está relacionado diretamente ao saber, pois, muitas vezes quem detém o saber detém o poder. Desse modo, o objetivo do nosso trabalho é refletir sobre as relações de poder que acontecem no momento aula na instituição de ensino, onde foram coletados os dados para a nossa pesquisa. Nosso estudo fundamenta-se teoricamente na Análise do Discurso de Linha Francesa, mais especificamente nas teorizações foucaultianas que envolvem temas como discurso, linguagem, sujeito-discursivo, poder e resistência. Para ilustrar nosso trabalho, utilizamos análise do nosso corpus de pesquisa - que consiste em aulas coletadas em uma escola municipal da cidade de São Bento e transcritas pelo sujeito-pesquisador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Augusta Costa de Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Sujeito pt_BR
dc.subject Poder e Resistência pt_BR
dc.title As relações de poder em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta