Resumo:
Este trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre a prática do ensino de literatura em sala de aula, bem como o seu papel no processo de ensino aprendizagem do educando. Ressalta ainda, a importância do professor como um mediador e orientador na formação de sujeitos leitores e discute o ensino de literatura fundamentado apenas no estudo das escolas literárias, da história da literatura, obra e vida dos autores. Como objeto de estudo foram selecionados dois livros didáticos de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio publicado por editoras diferentes para se proceder a análise comparativa. Portanto, o método adotado para a análise do referido objeto de estudo foi o comparativismo e a fundamentação teórica do trabalho foi realizada com base nos estudos de Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1988), Lígia Chiappini (2005), Ivanda Martins (2006) entre outros.
Descrição:
OLIVEIRA, F. J. S. Os textos literários em livros didáticos de língua portuguesa. 2012. 26f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.