UEPB - Repositório Digital

A perspectiva do gênero textual associada à produção de textos em LDP

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Maria das Graças Barreto
dc.date.accessioned 2014-07-31T17:12:17Z
dc.date.available 2014-07-31T17:12:17Z
dc.date.issued 2014-07-31
dc.identifier.other CDD 407
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4507
dc.description FERNANDES, M. G. B. A perspectiva do gênero textual associada à produção de textos em LDP. 2012. 44f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho, de caráter bibliográfico e analítico, objetivou-se realizar um estudo acerca da presença de gêneros textuais associada à produção de textos em Livros Didáticos de Português, com o intuito de observar se os gêneros são trabalhados ou propostos em LDP e de que modo são realizados esses trabalhos. Pois, estudos e pesquisas, nessa área, têm revelado a importância que os gêneros textuais têm sobre o ato da comunicação. Desse modo, entende-se que, para a criação de um gênero ou o seu respaldo, faz-se necessário que os falantes conheçam as especificidades dos gêneros e a estrutura de cada um deles. Para que pudéssemos entender o processo pelo qual os gêneros textuais passaram nos LDP da década de 90 para a de 2000, foram selecionados quatro LDP publicado no período de 1994 até 2009. Para compreender a “evolução” dos LDP no que se refere à inclusão da noção de gêneros textuais, respaldamo-nos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que norteiam o ensino básico no Brasil, além de alguns estudiosos da área de Linguística Aplicada ao ensino, e, sobretudo, nas teorizações de Bakhtin para discorrer sobre gêneros textuais. O interesse pela realização desse estudo deu-se a partir da percepção da importância dos gêneros textuais para o ensino de língua, tendo em vista que, atualmente, os estudos nessa área consideram a língua em sua totalidade, e acreditam que o ensino de língua é mais eficaz quando parte de situações reais de comunicação, que são os textos, e, esses, por sua vez, realizam-se através de gêneros textuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carolina Coeli Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title A perspectiva do gênero textual associada à produção de textos em LDP pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta