dc.description.abstract |
No presente trabalho, de caráter bibliográfico e analítico, objetivou-se realizar um estudo acerca da presença de gêneros textuais associada à produção de textos em Livros Didáticos de Português, com o intuito de observar se os gêneros são trabalhados ou propostos em LDP e de que modo são realizados esses trabalhos. Pois, estudos e pesquisas, nessa área, têm revelado a importância que os gêneros textuais têm sobre o ato da comunicação. Desse modo, entende-se que, para a criação de um gênero ou o seu respaldo, faz-se necessário que os falantes conheçam as especificidades dos gêneros e a estrutura de cada um deles. Para que pudéssemos entender o processo pelo qual os gêneros textuais passaram nos LDP da década de 90 para a de 2000, foram selecionados quatro LDP publicado no período de 1994 até 2009. Para compreender a “evolução” dos LDP no que se refere à inclusão da noção de gêneros textuais, respaldamo-nos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que norteiam o ensino básico no Brasil, além de alguns estudiosos da área de Linguística Aplicada ao ensino, e, sobretudo, nas teorizações de Bakhtin para discorrer sobre gêneros textuais. O interesse pela realização desse estudo deu-se a partir da percepção da importância dos gêneros textuais para o ensino de língua, tendo em vista que, atualmente, os estudos nessa área consideram a língua em sua totalidade, e acreditam que o ensino de língua é mais eficaz quando parte de situações reais de comunicação, que são os textos, e, esses, por sua vez, realizam-se através de gêneros textuais. |
pt_BR |