dc.contributor.author |
Gadelha, Kílvia Pereira de Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-01T16:50:39Z |
|
dc.date.available |
2014-08-01T16:50:39Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4516 |
|
dc.description |
GADELHA, K. P. A. Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Vivemos numa sociedade repleta de transformações em suas práticas sociais, cuja inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas modifica o modo de vida dos sujeitos e constrói novos costumes e valores em sociedade. Assim, a cultura digital vai sendo demarcada pelos processos interativos que surgem nessa comunicação digital. O aumento do acesso às tecnologias digitais na educação instiga estudar a formação de professores de língua portuguesa no contexto das convergências tecnológicas3, objetivando mostrar os fatores que possibilitam uma educação mais significativa e interativa comprometida com reflexões sobre o meio social e o desenvolvimento de nossas competências comunicativas. Além disso, o professor deve ser um pesquisador constante, que procura novidades para o ensino e procura estimular seus aprendentes durante o processo de aprendizagem. Sendo assim, o profissional inserido nesse contexto tende a favorecer que seus estudantes aprendam a construir conhecimentos. Diante disso, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e pretende investigar a utilização de tecnologias digitais em aulas de português. Para isso, nosso estudo foi dividido em três partes, as quais visam discutir sobre a convergência tecnológica e a formação do professor de língua portuguesa; compreender sobre o ensino de língua portuguesa no paradigma da sociedade digital; e refletir sobre esses usos que envolvem os dispositivos tecnológicos. Nossa pesquisa visa descobrir como o docente pode expandir a utilização das tecnologias digitais idealizando e desenvolvendo interatividades que contribuam para o desenvolvimento da cultura digital? Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como MARCUSCHI (2008), BRENNAND (2011), COSTA (2012) entre outros. As considerações visam uma mudança na concepção de língua e linguagem. Com isso, identificamos a necessidade de aprofundamento na formação docente e inserção das tecnologias digitais no contexto da educação digital. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joana Emília Paulino de Araújo Costa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura digital |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |