UEPB - Repositório Digital

Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gadelha, Kílvia Pereira de Araujo
dc.date.accessioned 2014-08-01T16:50:39Z
dc.date.available 2014-08-01T16:50:39Z
dc.date.issued 2014-08-01
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4516
dc.description GADELHA, K. P. A. Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Vivemos numa sociedade repleta de transformações em suas práticas sociais, cuja inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas modifica o modo de vida dos sujeitos e constrói novos costumes e valores em sociedade. Assim, a cultura digital vai sendo demarcada pelos processos interativos que surgem nessa comunicação digital. O aumento do acesso às tecnologias digitais na educação instiga estudar a formação de professores de língua portuguesa no contexto das convergências tecnológicas3, objetivando mostrar os fatores que possibilitam uma educação mais significativa e interativa comprometida com reflexões sobre o meio social e o desenvolvimento de nossas competências comunicativas. Além disso, o professor deve ser um pesquisador constante, que procura novidades para o ensino e procura estimular seus aprendentes durante o processo de aprendizagem. Sendo assim, o profissional inserido nesse contexto tende a favorecer que seus estudantes aprendam a construir conhecimentos. Diante disso, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e pretende investigar a utilização de tecnologias digitais em aulas de português. Para isso, nosso estudo foi dividido em três partes, as quais visam discutir sobre a convergência tecnológica e a formação do professor de língua portuguesa; compreender sobre o ensino de língua portuguesa no paradigma da sociedade digital; e refletir sobre esses usos que envolvem os dispositivos tecnológicos. Nossa pesquisa visa descobrir como o docente pode expandir a utilização das tecnologias digitais idealizando e desenvolvendo interatividades que contribuam para o desenvolvimento da cultura digital? Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como MARCUSCHI (2008), BRENNAND (2011), COSTA (2012) entre outros. As considerações visam uma mudança na concepção de língua e linguagem. Com isso, identificamos a necessidade de aprofundamento na formação docente e inserção das tecnologias digitais no contexto da educação digital. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana Emília Paulino de Araújo Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Cultura digital pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta