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A leitura é um processo de compreensão do mundo e sabe-se que o gostar de ler não ocorre rapidamente e perpassa, principalmente, o papel do professor. Diante disso, este trabalho, de caráter bibliográfico, visa descrever as considerações de um trabalho de pesquisa que adotou como objetivo geral investigar as estratégias que permeiam o desenvolvimento afetivo pela leitura. Nele propõe-se a análise dos métodos de leitura objetivando refletir sobre suas implicações positivas ou negativas quanto ao desenvolvimento de uma prática de leitura na instituição escolar enquanto prática social, afetiva e cognitiva. Quanto à fonte teórica utilizada , pode-se ressaltar os estudos de Kleiman (2004), Aguiar e Bordine (1993), Kato (2004), Koch (2004), Travaglia (2002) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(2001), etc., julgados, aqui, essenciais à compreensão dos saberes necessários à formulação de práticas de leitura que favoreçam não só a aprendizagem cognitiva, como também, que promovam o desejo e anseio pelo ato de ler. Nessa perspectiva, seus resultados devem ultrapassar os limites da escola, pois formar leitores é, antes de tudo, reconhecer-se como tal. Dessa forma, julga-se de fundamental importância a inserção do profissional da educação na leitura, não apenas como uma obrigação ou necessidade, mas como elo na consolidação da humanização, da continuidade cognitiva e, principalmente, como ponto de partida para a inserção dos educandos na esfera física e metafísica da leitura. |
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