UEPB - Repositório Digital

O texto literário no ensino fundamental: possibilidades para a formação de um leitor competente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amaral, Francisca Luciana do
dc.date.accessioned 2014-08-04T19:01:30Z
dc.date.available 2014-08-04T19:01:30Z
dc.date.issued 2014-08-04
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4534
dc.description AMARAL, F. L. O texto literário no ensino fundamental: possibilidades para a formação de um leitor competente. 2013. 21f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A leitura é um processo de compreensão do mundo e sabe-se que o gostar de ler não ocorre rapidamente e perpassa, principalmente, o papel do professor. Diante disso, este trabalho, de caráter bibliográfico, visa descrever as considerações de um trabalho de pesquisa que adotou como objetivo geral investigar as estratégias que permeiam o desenvolvimento afetivo pela leitura. Nele propõe-se a análise dos métodos de leitura objetivando refletir sobre suas implicações positivas ou negativas quanto ao desenvolvimento de uma prática de leitura na instituição escolar enquanto prática social, afetiva e cognitiva. Quanto à fonte teórica utilizada , pode-se ressaltar os estudos de Kleiman (2004), Aguiar e Bordine (1993), Kato (2004), Koch (2004), Travaglia (2002) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(2001), etc., julgados, aqui, essenciais à compreensão dos saberes necessários à formulação de práticas de leitura que favoreçam não só a aprendizagem cognitiva, como também, que promovam o desejo e anseio pelo ato de ler. Nessa perspectiva, seus resultados devem ultrapassar os limites da escola, pois formar leitores é, antes de tudo, reconhecer-se como tal. Dessa forma, julga-se de fundamental importância a inserção do profissional da educação na leitura, não apenas como uma obrigação ou necessidade, mas como elo na consolidação da humanização, da continuidade cognitiva e, principalmente, como ponto de partida para a inserção dos educandos na esfera física e metafísica da leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Método de leitura pt_BR
dc.subject Instituição escolar pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.title O texto literário no ensino fundamental: possibilidades para a formação de um leitor competente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta