Resumo:
A variação linguística, numa dada língua, pode ser entendida como uma diferença entre determinadas características na linguagem, seja por motivos de localização geográfica, classe social, gênero, etc. Entretanto, esta variação nem sempre é compreendida como algo natural da língua, transformando-se em um estereótipo e criando uma forma de preconceito, o linguístico. Este artigo, de caráter descritico, tem como objetivo refletir sobre o modo como é entendida (e, também, censurada) a variação linguística, principalmente no âmbito educacional. Por isso, esse estudo faz uma análise sobre a variação em si e o preconceito gerado pela sociedade diante do mesmo, refletindo, além disso, sobre a forma como esse é tratado pela instituição escolar, a fim de entender até onde o professor e a escola corroboram para esse tipo de prática e de que forma podemos superar a mesma. Para tal análise foram abordados alguns autores, tais como Bagno (1997), (1999), (2002) e (2008), Bortoni- Ricardo (2004), Faraco e Tezza (2005), além dos PCN e de outros autores importantes para o entendimento do tema abordado.
Descrição:
BARRETO, H. B. F. Revisão bibliográfica sobre a variação linguística e a noção de erro no ensino de língua materna. 2013. 23f. Trabalho Acadêmico Orientado(Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.