Resumo:
Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo comparativo entre os contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e “O Caso da Vara”, de Machado de Assis. Nos dois contos citados, é perceptível a forte e impiedosa exploração do trabalho escravo infantil, e a inexistência da infância de duas crianças negras que são submetidas aos mais duros e violentos maus tratos no decorrer das narrativas. Negrinha e Lucrécia são afligidas física e psicologicamente pelas senhoras que as educam, isto é, castigam friamente as duas crianças, com a desculpa de educá-las. Tanto em Lobato quanto em Machado, podemos observar a presença da educação informal, que se dava com o aprendizado de um ofício ou de pequenos trabalhos domésticos até o começo do século XX. Esses castigos físicos ou psicológicos eram mais frequentes nas escolas e no âmbito familiar. Nesse contexto, o estudo procura demonstrar uma aproximação com alguns aspectos relativos aos sujeitos, aos tempos e conteúdos das práticas educativas envolvidas na formação das crianças escravizadas. Utilizamos como subsídio teórico as contribuições de Ariès (1981), Góes & Manolo (2000), Souza (1998), entre outros.
Descrição:
NASCIMENTO, A. C. do. Uma leitura dos contos: Negrinha de Monteiro Lobato e O caso da vara de Machado de Assis. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.