Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo sobre as vozes sociais nos memes Dilma Bolada, postados no período de 2013 a 2014 na página do Facebook. Os memes em estudo, criados pelo publicitário Jeferson Monteiro, apresentam paródias sobre a presidenta Dilma Rousseff. O corpus constituído para a análise é composto por quatro memes: gênero que tem o propósito de copiar ou imitar pessoas (geralmente personalidades da mídia) na internet. O intuito da análise é mostrar como ocorre o processo dialógico nesse gênero midiático. A análise será fundamentada pelas categorias caracterizadas por enunciado, signo, gênero discursivo, discurso e dialogismo. Tem como embasamento teórico os estudos de Bakhtin e do Círculo, bem como as pesquisas de estudiosos dessa teoria, como Sobral (2009), Brait (2005, 2009, 2013), Faraco (2009), dentre outros. O estudo mostra que o enunciador constrói um ponto de vista crítico, utilizando respectivamente a imagem, palavras e dizeres de outrem, encontrados na memória interdiscursiva. Assim, o trabalho apresenta um olhar dialógico sobre os eventos que reforçam as representações discursivas já construídas pela mídia em cada momento discursivo.
Descrição:
SILVA, G. P. da. As vozes sociais no discurso dos memes Dilma bolada: uma perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD). 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.