Resumo:
Este trabalho de pesquisa é duplamente desafiador, não apenas pelo tema sugerido, ou
seja, O ensino da língua inglesa através de uma abordagem sociocultural, que de certo
modo é uma temática incipiente, mas também por querer abordar essa vertente no
ensino público. Dentre as bases teóricas que norteiam esse estudo estão Kramsh (2009
[1998] ), Coberrt (2003), Aguillar (2008), Santos (2011) dentre outros. Todos estes
estudiosos associam o ensino da língua estrangeira a um viés sociocultural Logo, tratase
de uma pesquisa qualitativa que têm como preocupação descrever e não quantificar
os dados obtidos. (Lazaroton, 1995). Embora, em alguns momentos se faça necessário
contabilizar os dados obtidos, assumindo assim um caráter também quantitativo. Foi
realizado um trabalho de intervenção, em uma escola municipal no distrito de Olho
D’água localizado no município de Capim - Paraíba. Para tal, utilizou-se um episódio
do seriado de animação norte – americana The Simpsons intitulado “ You don’t have to
live like a referee”. O referido episódio descreve um momento vivido por nós
atualmente, ou seja, a Copa do Mundo.
Descrição:
MORAES, H. L. M. A. de. O ensino da língua inglesa através de uma abordagem sociocultural. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.