Resumo:
Bombeiros prestam primeiros socorros às vítimas de acidentes, podendo lidar com situações
de avulsões dentárias antes de encaminharem os pacientes traumatizados para as salas de
emergência. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da educação no conhecimento e
atitudes emergências de bombeiros frente a situações de avulsão dentária em diferentes
períodos de tempo. Foi um estudo de intervenção, no qual um questionário foi utilizado para
avaliar a efetividade de uma breve atuação educativa em 90 bombeiros do município de
Campina Grande, PB, Brasil. O instrumento foi aplicado antes da palestra (T
), imediatamente
depois (T
1
) e seis meses após a palestra (T
). O teste de McNemmar foi utilizado para
comparar as respostas entre os diferentes momentos de avaliação, com nível de significância
de 5% (p<0,05). Os comentários dos participantes antes da intervenção revelaram a falta de
temas relacionados à Odontologia durante o treinamento profissional. Melhorias em relação
ao T
0
2
foram encontradas na segunda e terceira avaliações relativas ao conceito de avulsão
(p<0,001) e reimplante (p=0,002), conduta a ser realizada em casos de avulsão (p=0,503),
capacidade de realizar o reimplante (p=0,001), tempo ideal para o reimplante (p<0,001), meio
de estocagem (p=0,012) e manuseio do elemento avulsionado antes do reimplante (p=0,063).
Observou-se um aumento da insegurança para a realização do reimplante quando comparado
o T
1
com o T
2
(p=0,001)
A palestra pode aumentar significativamente o conhecimento e as
medidas corretas a serem tomadas em casos de avulsão dentária. Embora o nível de
conhecimento dos profissionais tenha permanecido elevado seis meses após a intervenção
educativa, certa insegurança foi encontrada quanto à realização do reimplante.
Descrição:
PERAZZO, M. de F. Efeito da educação sobre saúde bucal em bombeiros no gerenciamento de dentes permanentes avulsionados. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.