dc.contributor.author |
Silva, José Thiago Xavier da |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-18T13:40:14Z |
|
dc.date.available |
2014-08-18T13:40:14Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4687 |
|
dc.description |
SILVA, J. T. X. da. A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo investigar a concordância nominal de número na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados nas atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa “VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: marcas de oralidade na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental”. A base teórica fundamenta-se nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008, 2006, 2004), Scherre (2008, 1997, 1996), entre outros, sobre o fenômeno da variação linguística e sua influência no processo de ensino aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram observadas aulas com atividades de leitura e escrita em sala, como, também, gravação de leitura realizada pelos alunos e produção textual. Os dados analisados mostram que os alunos da escola investigada utilizam bem a concordância de número plural, uma vez que 85,6% dos sintagmas nominais analisados apresentaram a referida concordância. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Concordância |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.title |
A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |