UEPB - Repositório Digital

A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Thiago Xavier da
dc.date.accessioned 2014-08-18T13:40:14Z
dc.date.available 2014-08-18T13:40:14Z
dc.date.issued 2014-08-18
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4687
dc.description SILVA, J. T. X. da. A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo investigar a concordância nominal de número na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados nas atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa “VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: marcas de oralidade na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental”. A base teórica fundamenta-se nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008, 2006, 2004), Scherre (2008, 1997, 1996), entre outros, sobre o fenômeno da variação linguística e sua influência no processo de ensino aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram observadas aulas com atividades de leitura e escrita em sala, como, também, gravação de leitura realizada pelos alunos e produção textual. Os dados analisados mostram que os alunos da escola investigada utilizam bem a concordância de número plural, uma vez que 85,6% dos sintagmas nominais analisados apresentaram a referida concordância. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Concordância pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta