Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar duas leituras significativas do
conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, em uma versão tradicional e outra
contemporânea, demonstrando o modo como o gênero literário infantil, apesar
das mudanças formais e em decorrência dos tempos, não perde a sua
relevância literária. Como aporte teórico, utilizamos as teorias e os conceitos
dos autores Cunha (2003), Coelho (2000), Zilberman (2003), Cademartori
(2006), dentre outros, que dialogam diretamente com a Literatura Infantil e a
releitura ou adaptação do conto de fadas clássico. Partindo da perspectiva do
contexto de surgimento da literatura infantil e sua chegada à escola, bem como
um breve percurso histórico do conto de fadas, buscamos evidenciar a
renovação do gênero literário mediante a contemporaneidade.
Descrição:
COSTA, M. F. da. Chapeuzinho vermelho: duas leituras do conto de fadas. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.