UEPB - Repositório Digital

Sistema vascular vegetal – compreensão dos conceitos básicos por docentes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tölke, Elisabeth Emilia Augusta Dantas
dc.date.accessioned 2014-08-21T14:20:36Z
dc.date.available 2014-08-21T14:20:36Z
dc.date.issued 2014-08-21
dc.identifier.other CDD 571
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4763
dc.description TÖLKE, Elisabeth Emilia Augusta Dantas. Sistema vascular vegetal – compreensão dos Conceitos básicos por docentes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, PB. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A compreensão de como a anatomia do sistema vascular pode estar relacionada à história evolutiva das plantas é fundamental no processo de ensino-aprendizagem da Anatomia Vegetal, tópico tratado, muitas vezes, de maneira superficial e totalmente descritiva pelos docentes da educação básica, o que torna o conteúdo pouco atrativo para os discentes No entanto, em alguns casos, os docentes não dispõem de conhecimentos, atitudes, habilidades e práticas necessárias para o ensino da Anatomia Vegetal sob essa perspectiva, o que pode ser um entrave no planejamento de sequências didáticas inovadoras. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o conhecimento docente acerca do conteúdo “sistema vascular vegetal” sob o enfoque da sistemática filogenética na rede pública estadual do Ensino Médio na cidade de Campina Grande, Paraíba. Docentes de Biologia de cinco escolas da rede pública estadual de Campina Grande participaram deste estudo. A coleta dos dados foi realizada por meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Na análise dos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo do tipo classificatório. Em sequência todo o processo adotado resultou na definição de quatro categorias: (1) Sistema vascular vegetal na percepção dos docentes; (2) Evolução e sistema vascular vegetal; (3) Conhecimentos em anatomia do sistema vascular vegetal; (4) Ensino do conteúdo “Sistema vascular vegetal”: dificuldades e estratégias de ensino. Verificou-se uma série de conflitos conceituais presentes nas falas dos docentes em relação ao tema explorado. Constatou-se que os docentes consideram este tema relevante, porém, na maioria das vezes, apenas como pré-requisito para se compreender os demais temas da Botânica. Verificou-se que não há uma proposta única de ensino para esta matéria, no entanto, a pedagogia tradicional ainda é mais presente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:José Valberto de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject anatomia vegetal pt_BR
dc.subject botânica pt_BR
dc.subject ensino de ciências e biologia pt_BR
dc.subject misconceptions pt_BR
dc.subject percepção pt_BR
dc.title Sistema vascular vegetal – compreensão dos conceitos básicos por docentes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta