dc.contributor.author |
Tölke, Elisabeth Emilia Augusta Dantas |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-21T14:20:36Z |
|
dc.date.available |
2014-08-21T14:20:36Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 571 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4763 |
|
dc.description |
TÖLKE, Elisabeth Emilia Augusta Dantas. Sistema vascular vegetal – compreensão dos
Conceitos básicos por docentes do ensino médio da
rede pública estadual de Campina Grande, PB.
2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A compreensão de como a anatomia do sistema vascular pode estar relacionada à história
evolutiva das plantas é fundamental no processo de ensino-aprendizagem da Anatomia
Vegetal, tópico tratado, muitas vezes, de maneira superficial e totalmente descritiva pelos
docentes da educação básica, o que torna o conteúdo pouco atrativo para os discentes No
entanto, em alguns casos, os docentes não dispõem de conhecimentos, atitudes, habilidades e
práticas necessárias para o ensino da Anatomia Vegetal sob essa perspectiva, o que pode ser
um entrave no planejamento de sequências didáticas inovadoras. Assim, o presente trabalho
teve por objetivo avaliar o conhecimento docente acerca do conteúdo “sistema vascular
vegetal” sob o enfoque da sistemática filogenética na rede pública estadual do Ensino Médio
na cidade de Campina Grande, Paraíba. Docentes de Biologia de cinco escolas da rede pública
estadual de Campina Grande participaram deste estudo. A coleta dos dados foi realizada por
meio de roteiro de entrevista semiestruturado. Na análise dos foi utilizada a técnica de análise
de conteúdo do tipo classificatório. Em sequência todo o processo adotado resultou na
definição de quatro categorias: (1) Sistema vascular vegetal na percepção dos docentes; (2)
Evolução e sistema vascular vegetal; (3) Conhecimentos em anatomia do sistema vascular
vegetal; (4) Ensino do conteúdo “Sistema vascular vegetal”: dificuldades e estratégias de
ensino. Verificou-se uma série de conflitos conceituais presentes nas falas dos docentes em
relação ao tema explorado. Constatou-se que os docentes consideram este tema relevante,
porém, na maioria das vezes, apenas como pré-requisito para se compreender os demais temas
da Botânica. Verificou-se que não há uma proposta única de ensino para esta matéria, no
entanto, a pedagogia tradicional ainda é mais presente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador:José Valberto de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
anatomia vegetal |
pt_BR |
dc.subject |
botânica |
pt_BR |
dc.subject |
ensino de ciências e biologia |
pt_BR |
dc.subject |
misconceptions |
pt_BR |
dc.subject |
percepção |
pt_BR |
dc.title |
Sistema vascular vegetal – compreensão dos conceitos básicos por docentes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |