Resumo:
A história da educação pública está associada à construção dos direitos sociais e humanos, a
educação é um direito de todos e visa o preparo da pessoa para o exercício da cidadania.
Dessa forma este artigo apresenta uma análise das ações desenvolvidas pelo Estado, no
âmbito das políticas públicas na educação. Essa pesquisa objetiva-se analisar as políticas
públicas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de
Carvalho destacando a importância dessas políticas no ambiente escolar. Neste contexto, as
discussões em torno do espaço escolar são apropriadas quando incluímos nas reflexões, não
só a prática do ensino, mas o todo relacionado a este ambiente, no qual contribuirá com a
construção de metodologias de ação e aperfeiçoamento da prática em todos os momentos de
vivencia e participação no universo escolar. Através desse estudo ao demonstrar a relação
entre políticas públicas e gestão escolar, ficam evidentes que os programas criados pelo
governo são importantes para que se promova a melhoria do sistema de ensino como um todo,
tanto quanto aos aspectos políticos, administrativos e também pedagógicos.
Descrição:
SILVA, M. P. da. Análise da política educacional na Escola Estaual José Soares de Carvalho. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.