Resumo:
O presente trabalho refere-se a realidade da educação de jovens e adultos (EJA) na zona rural
de Cuitegi. O universo pesquisado é a Escola Municipal Carolina de Farias Pimentel. A
pesquisa aponta a dificuldade no desenvolvimento da leitura dos alunos da EJA. A educação
de jovens e adultos, enquanto modalidade da Educação Básica atende um perfil de educandos
diversificados e heterogêneos. É comum os professores, por estarem inseridos nesse cotidiano
escolar, retratarem uma realidade de insegurança, medo, angustia e sentirem-se incapazes de
dar conta de um processo de ensino/ aprendizagem de qualidade e transformador. Temos
como objetivo geral: Analisar os fatores que dificultam o desenvolvimento da aprendizagem
na leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. E como objetivos específicos:
Identificar a relação entre as práticas de leitura e os processos de aprendizagem dos alunos;
Diagnosticar os problemas que interferem no desenvolvimento da leitura. Utilizamos para a
realização dessa pesquisa, foi feita inicialmente uma visita à escola, de forma a identificar o
objetivo da pesquisa, identificando a dificuldade que o aluno de EJA apresenta ao desenvolver
a leitura. Com base em nossas pesquisas percebemos que a Educação de Jovens e Adultos na
zona rural, ainda é escassa. O que exige do professor um olhar mais detalhado sobre os
interesses e da cultura dos educandos. Pois, na maioria das vezes os professores não
pertencem aquela localidade, vivem na cidade e deslocam-se até lá para trabalhar. Dessa
forma dificulta o processo ensino e aprendizado na educação de jovens e adultos.
Descrição:
SILVA, L. A. da. As dificuldades de ensino e aprendizagem na leitura. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.