Resumo:
O presente estudo buscou investigar como está a educação dos alunos surdos no Centro Educacional Edivardo Toscano. Para fundamentação teórica foram consultados autores com: Goldfeld (2002), Quadros (2007), Strobel (2006), Mauricio (2010) e outros que discutem a educação voltada para os surdos. Tal estudo envolveu a abordagem de pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação nas salas de aula que têm alunos surdos, questionários aplicado para alguns professores do ensino fundamental e intérpretes de Libras. Os resultados mostraram que apesar de a escola apresentar uma proposta inovadora para a educação dos sujeitos da educação especial, para os alunos surdos ainda há um longo caminho a ser perseguido na prática, uma vez encontramos um número reduzido de intérpretes para o acompanhamento dos alunos surdos da instituição dentre outros aspectos que comprometem um ensino de melhor qualidade para os referidos alunos.
Descrição:
SOUZA, M. de. F. C. de. Um olhar sobre a educação dos alunos surdos no Centro Educacional Edvardo Toscano (Guarabira - PB). 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.