Resumo:
Este trabalho monográfico apresenta algumas reflexões e análises sobre a leitura e
escrita em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de
Pilõezinhos/PB. O foco da pesquisa foi investigar a prática pedagógica das
professoras no que se refere ao desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura e
escrita. Assim como perceber se os educandos têm sido motivados a ler e escrever
por prazer naquele espaço escolar. A motivação desta inquietação foi às vivências
de docentes desde os primeiros passos na vida profissional e acadêmica. Neste
trabalho utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa participante que de
acordo com Gil (2010) é uma modalidade que torna os sujeitos ativos em todo
processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o trabalho ora apresentado teve
como forma de abordagem a pesquisa quali-quantitativa. A modalidade escolhida
para a investigação foi pesquisa de campo, contemplando os objetos de cunho
exploratório e descritivo. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram o
questionário e a observação. Já os instrumentos empregados foram guia de
observação e roteiro de perguntas utilizadas para o questionário. Contudo, este
trabalho monográfico está dividido em cinco tópicos, baseado em dados teóricos e
empíricos. Num primeiro momento será introduzida de forma breve a pesquisa. Em
seguida apresentaremos os procedimentos metodológicos, ou seja, o desenho da
investigação. Neste item será abordado os objetivos, tema, hipóteses, coleta de
dados, tipologia do estudo, procedimentos e abordagem do problema. Para
fundamentar a metodologia recorremos aos pesquisadores Gil (2010), Marconi e
Lakatos (2010), e Oliveira (2007). Logo após, apresentaremos o referencial teórico
que segundo Marconi e Lakatos (2010) é o momento de correlacionar a pesquisa
com o universo teórico, fazendo a interpretação dos significados dos dados
levantados. Sendo assim o referencial será dividido em: Retrospectiva histórica da
leitura e escrita, que será embasada em: Barbosa (1991), Lima; Azevedo;
Katezentein (1986), Cagliari (2001), Nero (2008), Magalhães (1996), Bezerra (2000)
e Soligo (2001). A leitura na escola: é possível ler na escola? Para este
aprofundaremos em Smith (2001); Lerner (2001), Gouveia; Orenztejn (2000) e Silva
(2012). A leitura e a escrita: um meio para realização de aprendizagens
significativas. Neste recorremos aos seguintes pesquisadores: Fonseca (2006),
Soares (2004), Gadotti (2003), Freire (1998), Anderle (2005) e Moran (2000). Dando
continuidade, relataremos a análise e descrição dos resultados da investigação. Que
segundo Marconi e Lakatos (2010) é o momento mais importante da pesquisa, pois
aqui será apresentado a interpretação dos resultados, confirmando ou não as
hipóteses. Esta pesquisa teve a intenção de expressar as reflexões e experiências
singulares de uma pedagoga-pesquisadora em formação. Meu desejo é o de
apresentar possibilidades que podem vir a quebrar/romper a ideia entre as crianças
de que ler é chato e só serve para fazer exercícios.
Descrição:
SILVA, M. G. L. da. Investigando processos de ensino da leitura e escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto na cidade de Pilõeszinhos. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.