UEPB - Repositório Digital

O regionalismo de 1930 nos livros didáticos de literatura da 3ª série do ensino médio: Uma análise comparativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Neta, Alzira Soares da
dc.date.accessioned 2014-08-26T12:49:02Z
dc.date.available 2014-08-26T12:49:02Z
dc.date.issued 2014-08-26
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4839
dc.description SILVA NETA, A. S. da. O regionalismo de 1930 nos livros didáticos de literatura da 3ª série do ensino médio: Uma análise comparativaLIMA, L. J. de. Título do trabalho. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade foi realizado em virtude dos obstáculos enfrentados com a leitura literária em sala de aula, bem como em função da visão pessimista do aluno no que se refere à leitura literária, pois geralmente, quando se depara com livros didáticos repletos de atividades e fragmentos de textos, concebe a literatura como algo cansativo e quase sem nenhuma importância. Partindo deste pressuposto e sabendo que o livro didático é um dos instrumentos mais usados em sala de aula, optemos por fazer uma análise comparativa de dois livros didáticos da 3ª série do ensino médio, sendo um adotado em uma escola pública e o outro adotado em uma escola particular da cidade de Catolé do Rocha-PB, com o objetivo de discutir, como os referidos livros abordam o regionalismo de 30. O trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de: Silva (2005), Cosson (2006), Jauss (1994), dentre outros. Após a pesquisa foi possível verificar que os livros didáticos analisados tiveram evoluções significativas, como atividades que propõem um diálogo entre a imagem e o texto literário, historiografia acompanhada do texto literário e esta prática quando aplicada de forma adequada pode contribuir para o desenvolvimento do aluno. Porém, em alguns casos, os livros analisados ainda continuam presos a resumos e fragmentos de textos, constituindo-se, assim, uma prática tradicional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marta Lúcia Nunes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O regionalismo de 1930 nos livros didáticos de literatura da 3ª série do ensino médio: Uma análise comparativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta