Resumo:
O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre a política de formação docente na Educação Básica, considerando que esse tem sido um tema bastante discutido na atualidade tendo em vista sua atual conjuntura social, econômica e ambiental que coloca nosso sistema educacional em evidência. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da zona urbana/rural no município de Cabaceiras. Nosso trabalho tem como objetivo principal apresentar, a partir dos dizeres dos professores da zona urbana e rural, algumas considerações sobre as políticas de formação docente na educação básica brasileira. A partir da temática central do trabalho buscou-se dialogar com alguns que discutem sobre a temática da formação docente na Educação Básica, como: Pedro Demo, Geraldo Antônio da Rosa, Heliana Castro Alves, entre outros. Desse modo, o trabalho aborda uma breve retrospectiva histórica das políticas de formação docente, culminando com as evidencias dos dizeres dos professores da zona urbana/rural no município de Cabaceiras, tentando identificar e interpretar as fragilidades que cercam a formação docente na Educação Básica. A pesquisa apontou, entre outros, na compreensão dos docentes, que a educação básica ainda padece de muitas melhorias, mesmo diante de alguns avanços ocorridos.
Descrição:
RAMOS, Hélder pereira. A política da formação docente na educação básica: uma análise do dizer das professoras da zona urbana/ rural, no município de Cabaceiras-PB. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.