UEPB - Repositório Digital

Uma análise sobre o uso da cartografia escolar na geografia do ensino médio: uma discussão metodológica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Felipe Venceslau Silva
dc.date.accessioned 2014-08-27T12:44:40Z
dc.date.available 2014-08-27T12:44:40Z
dc.date.issued 2014-08-27
dc.identifier.other CDD 526
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4846
dc.description ALMEIDA, Felipe Venceslau Silva. Uma análise sobre o uso da cartografia escolar na geografia do ensino médio: uma discussão metodológica. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa-PB, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estabelece uma discussão inicial acerca da abordagem metodológica da Cartografia aplicada à Geografia do Ensino Médio. Partiu-se do pressuposto de que o uso da cartografia é um instrumento de facilitação metodológica dos processos de ensino e aprendizagem da geografia, que se desenvolveu a partir dos princípios da “alfabetização cartográfica”. Tais princípios garantem o aprendizado geográfico na escola, já que, ao longo da pesquisa, foram indicados que a Cartografia esteve presente nas diferentes civilizações, tendo como base a inerência dos processos de representação do espaço ao longo do tempo. Tendo em vista, a compreensão de como essa dinâmica se processa no ambiente escolar, especificamente no que se refere ao uso que o professor faz desse instrumento didático metodológico, foi realizada uma pesquisa com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para base do presente trabalho foram utilizados conceitos de principais teóricos sobre a prática da cartografia, dentro os quais Souza e Katuta no ano de 2001 e também a figura de Girardi na definição do mapa. Usamos outros teóricos para o desenvolvimento da pesquisa. A partir dos dados coletados e da análise realizada, tendo como base a aplicação de questionários, observação participante em duas oficinas promovidas e das discussões teóricas, foi dado suporte para a reflexão sobre a importância do uso da cartografia no ensino médio e a necessidade de se redimensionar os processos de formação dos professores, o ensino e a aprendizagem dos alunos em outros níveis de ensino no sentido do uso de instrumentos cartográficos no ensino de geografia em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:Rosimar Socorro Silva Miranda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Uma análise sobre o uso da cartografia escolar na geografia do ensino médio: uma discussão metodológica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta