Resumo:
Objetivamos com este trabalho discorrer sobre o trabalho docente e o processo formativo dos licenciandos em letras. Definimos como objetivo geral, analisar as teorias e políticas educacionais direcionadas ao processo formativo do licenciando em letras com vistas a capacitá-lo para o trabalho docente. Como objetivos específicos, procuramos identificar as necessidades formativas do licenciando, bem como destacar aspectos essenciais do currículo do curso de Licenciatura em Letras/UEPB/Campus IV que atendam a estas necessidades formativas. O trabalho se apóia em: Nóvoa (1995); Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Tardif (2002) entre outros. Utilizamos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais. Para este fim lançamos mão do PPP do curso de Letras e pesquisa documental, a exemplo da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM. Nossas conclusões se encaminharam no sentido de que os fundamentos do trabalho docente requerem um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao seu cumprimento diário que não deve ser somente de responsabilidade do professor em formação e em exercício de suas funções docentes, mas de condições estruturais efetivas para que este trabalho se desenvolva a contento e que de fato promova a aprendizagem dos alunos.
Descrição:
COSTA, J. D. P. da. O trabalho docente e o processo formativo dos licenciandos em letras. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.