Resumo:
Considerando as dificuldades encontradas pelos professores de Língua Portuguesa no que concerne à prática didática envolvendo a variação linguística, este trabalho faz uma reflexão acerca do tema e a maneira como os professores de Língua Portuguesa abordam o assunto em sala de aula; mostra, no decorrer das reflexões, que o educador atento para essas questões, possibilitará aos alunos um ensino mais dinâmico e mais interessante. Nesse sentido, discute sobre a pertinência do tema à luz de alguns teóricos como Marcos Bagno (2007), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2005), Celso Pedro Luft (2007), entre outros, a fim de proporcionar um raciocínio sobre a língua e seus usos, bem como indicar recursos pedagógicos que contribuam em suas práticas docentes. Dessa maneira, espera-se atender uma qualificação docente necessária para o desenvolvimento do trabalho com o tema abordado.
Descrição:
MELO, M. V. de. A variação linguística no ensino de Língua Materna: reflexão sobre a prática docente em sala de aula. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.