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Acreditamos que a poesia tende a desenvolver no aluno o gosto e o interesse pela leitura através da sensibilidade e criatividade inerentes ao texto poético. Nesse sentido, justifica-se um trabalho que esteja atento ao modo como o texto literário é tratado no livro didático, especialmente o poema, observando se as questões propostas favorecem ou não a aproximação do aluno com o texto poético. Este trabalho, portanto, objetiva analisar a abordagem do poema infantil no livro didático do 5º ano do ensino fundamental, procurando observar a recorrência do texto poético nesse instrumento de ensino e caracterizando as atividades propostas a partir da poesia. Trata-se de um estudo de base bibliográfica, do tipo documental, pois se utiliza de um instrumento documental de estudo (o livro didático), cujos resultados apontam para o seguinte: a abordagem do poema não enfatiza suas peculiaridades da poesia, deixando de ampliar, assim, a visão de mundo do leitor em formação, ou seja, a abordagem não vem promovendo a interação do aluno com o mundo a sua volta. O aporte teórico que fundamenta a discussão constitui-se principalmente dos trabalhos de Averbuck (1985), Bordini (1986), Cunha (2003), Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (1999), Lajolo (2000), Pinheiro (2007; 2008), Pondé (1986), dentre outros. |
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