UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Simone Rodrigues dos Santos
dc.date.accessioned 2014-08-28T16:25:36Z
dc.date.available 2014-08-28T16:25:36Z
dc.date.issued 2014-08-28
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4880
dc.description GOMES, S. R. dos. S. O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar como o ensino de Geografia é ensinado em uma escola pública e privada do município de Gurinhém - PB. A Escola de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro e a Instituição Educacional Escola Ativa. Ambas localizam-se na cidade de Gurinhém, no agreste paraibano. Nosso objetivo é indagar como melhorar ou contribuir para uma mudança no ensino de geografia, e como fazer uma educação que contribua para formar alunos mais conscientes do seu papel na sociedade. Para tanto, entrevistamos os professores das escolas, através do trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras. Buscou-se refletir como a teoria tem sido trabalhada na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia e como tornar a prática pedagógica do professor de Geografia mais próximo da realidade do alunado com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se preocupam com seu espaço e o transformam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta