dc.contributor.author |
Gomes, Simone Rodrigues dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-28T16:25:36Z |
|
dc.date.available |
2014-08-28T16:25:36Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 910 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4880 |
|
dc.description |
GOMES, S. R. dos. S. O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar como o ensino de Geografia é ensinado em uma escola pública e privada do município de Gurinhém - PB. A Escola de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro e a Instituição Educacional Escola Ativa. Ambas localizam-se na cidade de Gurinhém, no agreste paraibano. Nosso objetivo é indagar como melhorar ou contribuir para uma mudança no ensino de geografia, e como fazer uma educação que contribua para formar alunos mais conscientes do seu papel na sociedade. Para tanto, entrevistamos os professores das escolas, através do trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras. Buscou-se refletir como a teoria tem sido trabalhada na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia e como tornar a prática pedagógica do professor de Geografia mais próximo da realidade do alunado com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se preocupam com seu espaço e o transformam. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de geografia nas séries iniciais: um estudo de caso com os professores do ensino público e privado do município de Gurinhém |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |