Resumo:
O Bullying é considerado um fenômeno mundial que vem cada vez mais despertando
interesse de pesquisadores na área da educação. Este é um problema que afeta as escolas,
comunidades e toda sociedade Trata-se de uma forma de violência caracterizada por agressões
físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes. Diante deste cenário perguntase:
O que os professores entendem por bullying e qual o seu papel a prevenção e combate ao
bullying na sala de aula? Este estudo tem como objetivo conhecer o que se entende por
bullying na escola. Para tal, discute-se o que os professores compreendem por bullying;
identifcando as possíveis ações que podem ser entendidas como bullying no espaço escolar e
faz uma reflexão sobre as consequências do bullying para as vítimas. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada através de um estudo de campo. Os
pressupostos teóricos que fundamentaram o estudo foram as contribuições de Fante (2005),
Chalita (2008), Neto (2005) dentre outros. Os resultados revelaram a existência do bullying na
referida unidade de ensino. Pôde-se observar que o bullying é um assunto pouco conhecido
entre as professoras, chamando a atenção dos docentes para a necessidade de mudanças de
posturas frente a essa realidade, a necessidade de promover maior reflexão sobre a condução
da prática educativa desenvolvida em sala de aula.
Descrição:
FRANÇA, Cristiane da Costa. Bullyng escolar: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, Gurinhém - PB. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.