UEPB - Repositório Digital

Educação inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Monteiro, Edy France Campos da Silva
dc.date.accessioned 2014-08-28T16:34:44Z
dc.date.available 2014-08-28T16:34:44Z
dc.date.issued 2014-08-28
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4887
dc.description MONTEIRO, E. F. C. da. S. Educação inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão de pessoas com deficiência em salas de aulas do ensino regular, vem ganhando cada vez mais espaço. Esse espaço vem sendo conquistado a partir de leis, decretos e políticas públicas para a educação inclusiva, com a visão de incluir pessoas com deficiência em escolas regulares. Pelas dificuldades surgem a preocupação: Como inserir alunos portadores de deficiências nas salas de aula do ensino regular? Deste modo, o tema Educação Inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva tem como objetivo geral analisar a contribuição do AEE para os alunos com deficiência auditiva, identificando as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos na escola regular, caracterizando a escola objeto de estudo, considerando o histórico e os aspectos legais da educação inclusiva. A escolha do tema foi motivada pela resistência em relação a inclusão de pessoas portadoras de deficiências por parte da comunidade escolar e dos próprios alunos que ficam olhando de forma diferente para as crianças “diferentes”. A pesquisa tem o caráter exploratório e qualitativo e tomou como parâmetro as leis que dão respaldo às pessoas portadoras de deficiência nas escolas do ensino regular. O referencial teórico está baseado na Constituição Federal (1988), Sassaki (1997), Freire (1985), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Base da Educação nacional (1996), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), entre outros. Neste contexto, observou-se que houve significativas mudanças no município de Gurinhém em relação a inclusão de deficientes no ensino regular com o apoio do AEE. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Educação inclusiva: a importância do AEE para os alunos com deficiência auditiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta