Resumo:
Ao longo da história foi como se as pessoas com necessidades especiais tivessem
vivido a parte, em um universo onde somente o núcleo familiar fazia parte. Enfim, a
sociedade começa despertar no sentido de oferecer a esse grupo as condições que
lhes são de direito. A escola também tem papel fundamental para a aprendizagem e
facilitação da inclusão, onde a formação do professor é a mola propulsora da
sociedade educacional inclusiva. Atualmente, a inserção do aluno surdo no ensino
regular é uma das diretrizes fundamentais da política de inclusão. Entretanto, o
desempenho acadêmico e social de crianças surdas só pode ser alcançado se no
espaço escolar forem contempladas suas condições linguística e cultural especiais
e, portanto, se a língua de sinais fizer-se presente. Este estudo tem como objetivo
geral analisar o processo de inclusão dos alunos surdos na rede municipal de ensino
de Alagoinha – PB. Os objetivos específicos são: realizar levantamento sobre o
número de deficientes auditivos e quantos encontram-se inclusos na escola regular;
identificar quais as iniciativas da Secretaria de Educação para inclusão dos
deficientes auditivos nas escolas; analisar a formação dos docentes para a inclusão
dos surdos em sala de aula; discutir os desafios enfrentados pelos professores que
possuem alunos surdos em sala de aula. Constitui uma pesquisa qualitativa, de
caráter descritivo e exploratório, realizada através de pesquisa bibliográfica e estudo
de campo. Os pressupostos teóricos que o fundamentam emanaram dos seguintes
teóricos: Mantoan (1997), Sassaki (2006), Góes (1996), dentre outros. Essas
mudanças no ensino, visíveis no município de Alagoinha, se configura como a busca
de um novo modelo educativo, que contemplem os anseios da Educação Inclusiva,
esta baseada em princípios e leis que reconhecem a necessidade de uma educação
para todos.
Descrição:
ARAÚJO, I. da. S. Inclusão de alunos surdos na escola regular do município de Alagoinha - PB. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.