Resumo:
A presente monografia trata-se de uma reflexão acerca das metodologias de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): contribuições, dilemas e perspectivas. Este trabalho tem como objetivo principal compreender o papel da metodologia no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva de sua emancipação, com o intuito de fornecer subsídios para que outros reflitam sobre o tema em questão. Em termos intermediários, o trabalho objetiva caracterizar por uma breve explanação a Educação de Jovens e Adultos e seus respectivos avanços históricos a partir da década de 1930, fundamentado em Brasil (2001), refletir ainda, os dilemas do significado da alfabetização para os alunos dessa modalidade educativa, embasado por Fonseca (2007) e mapear qual o principal método de ensino/aprendizagem é mais adequado para lecionar na EJA - 1º segmento – ou seja, Ensino fundamental da Rede Estadual de Belém-PB. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa, teve como instrumento de investigação uma pesquisa de campo com aplicação de questionário e uma pesquisa bibliográfica, conforme Oliveira (2007), caracteriza-se por ser uma analise de documentos de cunho científico, tais como livros, periódicos, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos. A partir do recorte apresentado nesta pesquisa, pode-se dizer que a EJA vem superando ao longo dos anos inúmeros obstáculos com intuito de efetivar uma educação significativa e humanizadora, que contemple o aluno como sujeito político, social, cultural, entre outros. Inferiu-se que os resultados evidenciam a necessidade de uma qualificação profissional especifica e continua para os professores da EJA. De forma que é imprescindível continuar traçando novos caminhos para as mudanças e rupturas, na realização de metodologias educacionais ofertadas a jovens e adultos não alfabetizados na idade apropriada. Que se faça estabelecer uma parceria entre escola-professor-aluno-sociedade, colaborando dessa forma para o desenvolvimento autônomo e humanizador, por meio da adequação de métodos a serem aplicados junto aos alunos dessa modalidade de Educação.
Descrição:
SANTOS, J. J. S. Metodologia de ensino e aprendizagem da EJA: contribuições, dilemas e perspectivas. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.