dc.description.abstract |
Este trabalho buscou analisar a educação infantil através da experiência vivenciada
no estágio supervisionado II, que possibilitou um conhecimento geral de alguns
métodos abordados, ou seja, conhecer na prática as particularidades das turmas de
educação infantil. Tendo como foco a Escola Municipal de Educação Infantil e
Ensino Fundamental Antonio Soares da Cruz, localizada na zona rural do município
de logradouro PB. Observou-se no estágio supervisionado II, a ação docente, as
relações e práticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem da educação
infantil, na sala do pré-escolar I. É importante registrar que a pesquisadora é
professora dessa fase, com uma prática pedagógica de seis anos, o que possibilitou
uma regência pautada pelo empirismo, que serviu como base metodológica para o
estudo. Teoricamente a pesquisa pautou-se em autores como: Piaget (2010),
Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Cunha (2012), Teles (2012), Kramer
(2012), dentre outros. Durante este período foi possível compreender a rotina das
crianças, a interação, a socialização e algumas formas de condução de atividades
que o estágio supervisionado por ter um maior acompanhamento, favoreceu a
pesquisadora para a compreensão da importância de construção do conhecimento
nas séries iniciais. |
pt_BR |