Resumo:
Uma das questões primordiais à manutenção da educação de Jovens e Adultos no
contexto social e acadêmico está envolto à disseminação de práticas docentes que
facilite o repasse do conteúdo e com isso a interpretação e absorção plena ou
contínua pelos alunos na sala de aula. Tem-se percebido a deficiência encontrada
nas salas da EJA e todas as limitações em alfabetizar aqueles que foram privados
do processo escolar na infância. Corroborando para que este fato seja extinto ou
mesmo reduzido da realidade das escolas brasileiras nesta modalidade, a
estimulação da aplicação dos gêneros textuais contribui para aprimorar o processo
ensino aprendizagem e a dinâmica do ato de ler, escrever, interpretar e na obtenção
do conhecimento. A prática da disseminação dos diversos gêneros textuais pelos
docentes na educação de jovens e adultos é uma das maiores evidências que
aproximam os alunos à alfabetização e à construção do conhecimento. Neste
contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do uso dos
gêneros textuais na modalidade Educação de Jovens e Adultos na turma do 4º ano
da Escola Municipal Senador Humberto Lucena de Dona Inês-PB. Para isso,
utilizou-se além da aplicação contínua destes gêneros em sala de aula, o emprego
de um questionário utilizado com seis dos vinte e cinco alunos da turma
matriculados. Como resultado deste estudo, observou-se a predominância de
contribuições positivas na construção do conhecimento, melhorias no processo
ensino aprendizagem, assistência construtiva na alfabetização, entendimento
facilitado do conteúdo e melhores práticas de leitura e escrita a partir da utilização
dos diversos tipos de gêneros textuais na sala de aula da EJA.
Descrição:
ESPERIDIÃO, M. da. G. S. A importância dos gêneros textuais na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.