Resumo:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um fator
de extrema preocupação, principalmente no ambiente escolar. O mesmo, afeta de 3
a 5% das crianças em idade escolar. Trata-se de um transtorno neurobiológico
complexo de origem heterogênea e é caracterizado por um padrão persistente de
desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. É um dos distúrbios
neurocomportamentais mais comuns na infância e adolescência, e um dos principais
motivos de consulta por causa de suas dificuldades no desempenho escolar,
problemas de comportamento, dificuldades de convivência familiar e com outros
pares. O presente estudo tem como objetivo esclarecer e divulgar mais sobre o
TDAH para os profissionais de educação, alunos e familiares no intuito de amenizar
o baixo desempenho no processo ensino-aprendizagem e os índices de abandono
da escola por parte dos alunos portadores deste transtorno. Nesse sentido,
descrições sobre o que caracteriza o TDAH, seu percurso histórico, diagnóstico e
tratamento são apresentados e discutidos nesse trabalho. Trata-se de uma Pesquisa
Qualitativa realizada através de revisão bibliográfica. Alguns dos teóricos que
subsidiaram este estudo foram: Barkley (2008), Araújo (2004), Barros (2002), Borges
(1997),Fernandez (2001), Goldsteim (1996), dentre outros. Apesar dos avanços,
existem ainda, poucas publicações destinadas aos professores e educadores que
trabalham cotidianamente com a criança portadora de TDAH em sala de aula, e, ao
mesmo tempo, com o restante da classe. A educação brasileira ainda tem que dá
muitos passos no sentido da construção de um ambiente educacional capaz de
oferecer não apenas o acesso, mas, sobretudo a permanência e o sucesso na
aprendizagem de TODOS os educandos que chegam à escola regular.
Descrição:
CARNEIRO, M. E. F. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.