Resumo:
Este trabalho acadêmico que apresentamos como de conclusão de curso é voltado exclusivamente para tratar das questões pertinentes que envolvem todo processo de aprendizagem, e diz respeito à leitura e a escrita e a sua importância na modalidade na educação de jovens e adultos, principalmente nas primeiras series do ensino fundamental I. Portanto, tratamos de destacar a relevância da mesma para a escola, para o professor na sua prática docente e principalmente para estes alunos que buscam a escola com princípios e força de vontade, já que é um ambiente de incentivo, para despertar no corpo discente o interesse e o gosto pela leitura. Esta pesquisa acadêmica buscou traçar metas para mobilizar os alunos, verificando qual a visão que os mesmo têm mediante abordagem realizada. Este TCC traz um acervo riquíssimo voltado exclusivamente para motivar e compreendemos a grandiosidade da EJA para o resgate dos estudos e da cidadania. Porém, este é um trabalho de ordem bibliográfica, sendo fundamentada mediante teorias apresentadas e publicadas, sem esquecer-se da pesquisa qualitativa que dar suporte ao pesquisador sobre a relevância que a leitura e a escrita assumem na vida de cada indivíduo. A mesma parte também da pesquisa de campo, onde obtivemos o contato direto com os alunos, enfatizando e dialogando sobre este contexto que nos ajudou constantemente para construção deste trabalho de pesquisa. Verificou-se que os alunos tem um olhar muito especial em relação à leitura e a escrita, presenciou-se também que os mesmos ficam felizes em participar das atividades e de fazerem partem da escola.
Descrição:
SILVA, M. E. G. A leitura e a escrita no contexto da Educação de Jovens e Adultos no ensino fundamental I: experiências em sala de aula na Escola Municipal Elvira Silveira da Costa/Belém-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.